quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dicas sobre cabelo

Folículo: involucro da epiderme.

Folículo redondo: fio liso ( lissótrico)
Folículo oval: fio ondulado ( cimótrico)
folículo chato: fio encaracolado ( ulótrico)


Podem ser : lisos , muitos lisos, ondulados , cacheados ou crespos.
espessura: finos ou grossos.

Classificação étnica universal: negroide (negros), mongoloide (orientas) ou caucasiano ( europeu)

Cabelos cacheados: podemos dizer que são finos como os europeus, mas têm uma forma elíptica ainda de folículo , o que torna o fio mais frágil, suscetível a danos e com maior tendência a embaraçar.

Minerais bons para saúde do cabelo:i

  • Ferro: carência causa queda dos fios.
  • Zinco: carência causa cabelos finos, quebradiços, sem brilho ou avermelhados.
  • Cobre: carência causa queda de cabelo e dermatoses.
  • Selênio: carência causa clareamento do cabelo.
  • Iodo: excesso ou carência modificarão as secreções tireodicas, influindo diretamente na produção de células dos folículos.
  • Cálcio,magnésio e fosforo : carência prejudica o crescimento dos fios.
Onde encontrar:


  • Selênio: castanha-do-pará , farinha de trigo, pão francês, frango, arroz, gema de ovo, carne bovina , clara de ovo, feijão, queijo.
  • Magnésio: coentro, castanha, linhaça semente, soja farinha, amêndoa torrada, soja , feijão carioca cru.
  • Fosforo: carne bovina, ave, peixe e ovos.
  • Cálcio: Leite e seus derivados, brócules, sardinha espinafre, sementes de gergelim, soja, linhaça, grão-de-bico, aveia, chia.