É POSSÍVEL SER MULTITAREFA?


Olá!  A algum tempo eu venho pensando nesse  assunto com o avanço da tecnologia é possível fazer várias coisas ao mesmo tempo um dos maiores exemplos são  os nossos celulares, pois nele podemos acessar internet,  ler e-mail,  jogar,  editar videos e fotos,  GPS entre outros. Fazendo que os usamos o tempo todo nos tornando muitas vezes dependentes.

Persebo que é algo automático pego o celular pra ver a hora ou para estudar e acabo acessando minhas redes sociais  o que faz com que eu perca muito tempo e muitas das vezes quero responder uma pessoa no whatzap ao mesmo tempo que estou lendo um livro e também prestar atenção no que meu filho está perguntando e acabo realmente fazendo tudo ao mesmo tempo só  que sem qualidade sabe.

Estava lendo o livro A mente organizada de Daniel J. Levitin e vi que ser MULTITAREFA não é uma coisa boa:

Trechos do livro:

Apesar de acharmos que estamos fazendo várias  coisas ao mesmo tempo,  está demostrado que isso é uma poderosa e diabólica ilusão.  Earl Miller,  neurocientista do MIT e um dos peritos mundiais em atenção dividida,  diz que nossos cérebros " não foram feitos para realizar bem muitas tarefas ao mesmo tempo [...].  Quando as pessoas acham que estão fazendo muitas tarefas simultaneamente,  estão na realidade mudando muito rápido  de uma tarefa para outra. 
Apesar  de acharmos que estamos realizando muita coisa,  ironicamente,  está  comprovado que MULTITAREFA compromete a nossa eficiência. 
Descobriu-se que a MULTITAREFA aumenta o hormônio  do estresse,  o cortisol,  além  do hormônio da luta/fuga,  a adrenalina. Que podem superestimular o cérebro e causar entorpecimento mental ou pensamento confuso.  Ela cria um laço viciante de dopamina em feedback,  que na realidade recompensa o cérebro  por perder o foco e buscar constantemente estímulos externos. Para piorar  as coisas,  o córtex pré-frontal tem uma preferência pela novidade.  Isso significa que ele pode ser facilmente sequestrado por algo novo – o conhecido objeto brilhante que usamos para atrair a atenção de bebês,  cãezinhos  e gatinhos.  A ironia disso para aqueles  que estão tentando se concentrar em meio a atividades que competem entre si é clara: a região cerebral da qual dependemos para nos manter focados na tarefa é facilmente distraida.  Atendemos o telefone,  olhamos algo na internet,  verificamos o e-mail, mandamos  SMS,  e cada uma dessas coisas atiça os centros cerebrais que buscam novidades e recompensas,  causando um surto de opiáceos endógenos (não é de admirar que a sensação seja tão boa),  tudo em detrimento de se ater à tarefa.  É como um doce para o cérebro, sem valor nutricional e repleto de calorias.  
Em vez de colher ae grandes recompensas advindas do esforço  concentrado e constante,  colhemos pequenas recompensas advindas de mil pequenas tarefas cobertas dr glacê. 

Então gente acho que está  na hora de refletirmos sobre como estamos vivendo,  é melhor fazer uma coisa de cada vez e conseguir fazer com mais qualidade.
Deixem suas opiniões sobre o assunto,  beijos

Comentários

  1. Você está certíssima, multitarefa é muito mais prejudicial do que benéfico! Nosso cérebro simplesmente não foi feito para fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, é fisiologicamente impossível. Eu já fiz um post no meu blog sobre, inclusive citei este estudo do Earl Miller que você mencionou. Vou deixar o link do meu post caso queira ler.
    https://blogprodutivamente.wordpress.com/2017/10/04/a-verdade-sobre-ser-multitarefa-pode-diminuir-sua-produtividade
    Ah, e gostei da indicação do livro, ainda não conhecia mas já coloquei na minha lista de leitura. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. vou olhar teu post agora, obrigada pela visita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas